O Bloco Carnavalesco Charanga do Boléia retorna para os braços da folia, viajando num Brasil bem boêmio, brincando e sambando no reduto dos “bacanas” do samba, do partido alto, do pagode popular, da gafieira, enfim; no “quintal da malandragem” carioca... o famoso bairro da LAPA, berço da boêmia. O Rio de Janeiro foi, é... e sempre será o coração do Carnaval brasileiro, sendo assim; nada mais justo do que homenagearmos esse bonito, aconchegante, alegre e receptivo bairro da zona sul do Rio de Janeiro.
Quem não gostaria de matar saudades nos famosos “bondes” dos Arcos da Lapa, que fazem ligação turística ao bairro de Santa Teresa.
Figura ilustres que iluminaram nossa história brasileira, tais como: Machado de Assis ( Escritor ), Carmem Miranda ( Cantora e atriz ), Manuel Bandeira (Poeta), Pericles Maranhão ( Amigo da Onça/Chargista ), Lamartine Babo ( Compositor ), Orestes Barbosa, Villa Lobos ( Músico, arranjador, maestro), residiram no bairro da Lapa.
Sambistas da “gema”, frequentam e circulam pelo famoso bairro, tais como; Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Almir Guineto, Jovelina Pérola Negra.
Duas outra figuras ilustres do mundo do samba, também marcaram época na “ Lapinha”, eram os não menos famosos: Pixinguinha e Noel Rosa.
Este quintal da boêmia carioca, ainda abriga diversos blocos e cordões carnavalescos, tais como: Bloco Carioca da Gema, Vizinha Faladeira, Cordão do Bola Preta e outros tantos ativistas da folia.
Intelectuais, artistas e políticos, rendem-se à diversidade cultural e musical do “ Bairro da Lapa”, por tudo isso; o Bloco Carnavalesco Charanga do Boléia, presta com muito orgulho, essa singela, mas; respeitosa homenagem à este hospitaleiro e turístico bairro cultural da cidade do Rio de Janeiro, afinal; nós todos somos Brasil e carnavalescos da “GEMA”.
Por Paulo Pontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário